Tudo começa com um bom posicionamento para evitar quedas e melhorar sua performance nas trilhas, tanto as de baixa como as de alta velocidade. Muitas vezes pode-se sair de situações difíceis usufruindo apenas de seu equilíbrio, ficando de pé na moto e controlando o peso do corpo para deixar a motocicleta mais estável.
Evite
frear ou acelerar de forma brusca, nunca deixe a embreagem apertada,
use-a apenas para a troca de marcha.
Ao
pilotar em trilhas, provas de enduro e cross-country a posição mais confortável para se estar na moto é em pé, com os
joelhos levemente dobrados, as pernas segurando a moto, coluna levemente
inclinada para frente e cotovelos dobrados, voltados para cima. Dessa maneira
as imperfeições da trilha não incomodarão tanto na pilotagem.
Sempre apoie
seu peso nas pernas nunca nos braços. Quando estiver em uma subida ou em uma
descida, mantenha seu corpo sempre na mesma posição de equilíbrio de quando se
está no plano. Seu tronco e sua cintura deverão permanecer o mais ereto
possível, a única parte do seu corpo que deverá ser inclinada é o tronco.
Os dedos
indicadores devem permanecer sobre os manetes para que as reações sejam muito
mais rápidas, dessa forma você evita “alicatar” o freio ao se assustar, ou
deixar a moto morrer porque não apertou a embreagem a tempo.
O freio
dianteiro deve ser usado progressivamente para evitar trancos, o traseiro de
maneira leve, para ajudar na desaceleração.
Quando
pilotar no meio do barro mantenha uma velocidade reduzida, mas o giro do motor
bem alto, para que seu pneu se mantenha limpo e não fique preso nas canaletas.
Em terrenos de areia mantenha a roda da frente leve, inclinando seu corpo um
pouco para trás, o que dará mais tração para sua moto.
Em
terrenos de pedras aumente o peso na roda dianteira, para evitar que ela saia.
Mas se for uma descida se posicione mais atrás do banco e freie com a roda
traseira, desta maneira você evitará que a roda dianteira trave e te jogue no
chão.
Quando
estiver em alta velocidade e se deparar com salto inesperados, se posicione
corretamente na moto e quando chegar no obstáculo faça um pouco de força
puxando o guidão para cima, evitando que a frente caia. Nos saltos a forma
correta de cair é com a roda traseira ou com as duas juntas.
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Fonte: Moto.com.br
Para quem quer apredender um pouquinho, como se pilota uma em trilhas, segue algumas dicas, participem, dê sua opinião e tirem suas dúvidas aqui em nosso blog.
ResponderExcluirRelaxe e Faça Trilha.